Amido modificado: o que é e sua importância!

As indústrias alimentícias lidam com uma grande quantidade de aditivos em seu cotidiano. Eles são essenciais para a produção em larga escala de alimentos fundamentais na rotina das pessoas, bem como permitem que a indústria desenvolva produtos industrializados com texturas, sabores, valores nutritivos e outras características que não seriam possíveis de obter no resultado final sem os mesmos.

Entre os aditivos mais usados está o amido modificado, uma variação em relação ao amido tradicional que conhecemos por estar presente em diversas receitas e alimentos ricos em carboidratos que consumimos.

Se você ainda é novo no assunto e deseja se informar mais sobre esse aditivo indispensável para a alimentação humana em anos recentes, venha conosco e saiba tudo sobre amidos utilizados na indústria e para que eles servem:

●     Amido Modificado

O amido modificado é um produto alimentício que possui suas características originais modificadas por meio de algum tratamento, responsável por fornecê-lo novas propriedades para que possa ser utilizado em indústrias.

Fundamental para a produção de uma série de alimentos industrializados que marcam presença na alimentação humana de milhões de pessoas, esse tipo de amido ainda pode ser classificado como um carboidrato. No entanto, sua composição modificada e as formas de utilização para dar origem à outros produtos são os fatores que determinam sua importância para a indústria como conhecemos hoje em dia.

Isso porque de acordo com as modificações realizadas no amido, o aditivo alimentício é capaz de atuar como um agente de textura, regulador de consistência, controle de aparência e umidade em diversos alimentos, bem como pode fornecer maior resistência à variações de temperaturas, estender a vida útil na prateleira e realçar sabores de determinados produtos.

Não há uma padronização geral para as modificações que são realizadas no amido que compõe uma enorme quantidade de alimentos produzidos pela indústria, porém todos esses aditivos devem ser regulamentados para que possam ser usados sem oferecer riscos ao consumidor.

●     Para que serve?

Como mencionamos acima, vários produtos industrializados se beneficiam do uso de amido modificado na composição. Sendo assim, a principal importância desse aditivo está em auxiliar na obtenção de um resultado final formidável para diversos alimentos.

Por se tratar de um componente fundamental para a indústria de alimentos e se fazer presente no cotidiano de milhares de brasileiros que consomem diretamente da indústria, podemos concluir que vários dos produtos que compramos no mercado para nossa alimentação humana só chegam às prateleiras por contarem com modificações de amido em sua composição.

Dentre os vários exemplos que podemos selecionar de alimentos com amido modificado em sua composição, vale a pena mencionar: pães, bolos, tortas, cremes para recheios de panificação e confeitaria, cereais, lanches prontos, salgados, sorvetes, em sopas desidratadas e em uma enorme lista de condimentos muitas vezes impensáveis por nós, como molhos de ketchup, mostarda, tomada e shoyu, caldos de carne industrializados, entre outros.

Quer comprar aditivos alimentícios com garantia de qualidade e custo x benefício? Compre na Metachem! Visite nosso site e aproveite as ofertas em amido modificado e diversos outros produtos para as indústrias!