O zinco é um produto fundamental para a indústria. Marcando presença de diferentes maneiras no setor, ele é comercializado tanto em sua versão mais “pura”, quanto na forma de produtos como o óxido de zinco, o sulfeto de zinco e as ligas de latão.
Tanto o zinco natural quanto os produtos obtidos através dele oferecem uma série de vantagens para a indústria, sendo considerado por muitas empresas especializadas no comércio do zinco como um material de excelente custo x benefício.
Uma ampla gama de setores industriais podem usufruir das características do zinco e derivados de zinco para explorar suas propriedades, comercializar o produto por um preço viável ao consumidor e garantir maior qualidade, desempenho e durabilidade dentro de seus negócios.
O zinco é obtido através de diversos minerais e, devido a isso, conta com uma série de propriedades de primeira linha que lhe permitem ser usado em diferentes atividades, funções, tarefas e processos de fabricação de produtos.
O óxido de zinco, por exemplo, é um componente indispensável para segmentos da indústria nacional. Conheça a seguir os principais usos dele em processos industriais:
● Revestimentos e Pinturas
O zinco é um material que apresenta alta resistência à corrosão, motivo pelo qual é uma excelente escolha para revestimentos e pinturas de uma série de ambientes que estão expostos à ação do tempo e condições extremas.
O óxido de zinco pode ser usado para pintar e revestir estruturas e ambientes para que eles tenham uma camada de proteção mais resistente. Da mesma forma, o produto também é usado para cobrir outros tipos de metal, como latarias de automóveis, com o objetivo de retardar o desgaste com o passar do tempo.
● Fabricação de Produtos
Muitos produtos são fabricados a partir do uso do óxido de zinco, característica que faz desse tipo de óxido um dos principais componentes em linhas de produção industrial e um dos mais vendidos por Fornecedor de matéria prima para borracha.
A utilização do óxido de zinco costuma ocorrer em processos de fabricação de tintas, plásticos, pigmentos, cosméticos, produtos emborrachados, sabões, baterias e revestimentos.
● Produção Farmacêutica
A indústria farmacêutica também faz uso do óxido de zinco para fabricar boa parte de seus produtos que estão presentes em larga escala no mercado.
O óxido de zinco, em doses adequadas, pode ser usado para fabricar medicamentos da indústria farmacêutica e pomadas anti sépticas medicinais, devido às suas propriedades enquanto um bioestimulante vegetal com origem mineral.
● Aplicações de Borracha
Um dos setores industriais que mais faz uso do óxido de zinco é o de aplicações com borracha e de fabricação de produtos emborrachados.
Basta entrar em contato com um Fornecedor de matéria prima para borracha para saber que o óxido de zinco ajuda na vulcanização de borrachas e as torna próprias para diversas aplicações, principalmente nas que estão relacionadas à fabricação de novos produtos em uma linha de produção industrial, tais como adesivos e produtos em látex.
● Bioestimulante Vegetal
Mais uma vez considerando a aplicação em doses adequadas, o óxido de zinco é um bioestimulante vegetal de origem mineral que pode ser utilizado para fabricar produtos agrícolas, suplementos alimentares e ração animal.
O óxido de zinco oferece propriedades de alta qualidade para esses produtos, mas precisa ser devidamente elaborado previamente para não oferecer qualquer risco nos setores de alimentação e bioestimulante vegetal.
Na hora de comprar óxido de zinco, entre em contato com um Fornecedor de matéria prima para borracha, bioestimulantes e produtos para indústria reconhecido no mercado! Visite o site da Metachem e confira nosso catálogo de produtos!