Conheça os principais usos do fosfato bicálcico na indústria

Os aditivos alimentares usados na Nutrição animal são produtos importantes para a alimentação de uma série de espécies que necessitam de fontes de nutrientes, vitaminas e minerais que auxiliam no desenvolvimento de diversos animais.

Entre os aditivos alimentares mais conhecidos no setor de Nutrição animal, nós temos o fosfato bicálcico que costuma ser inserido na alimentação de gados e rebanhos que contam com animais que são capazes de produzir em alta escala na indústria.

O fosfato bicálcico é um aditivo rico para a suplementação e nutrição de espécies que precisam de nutrientes que melhoram seu crescimento, auxiliam na fertilidade e favorecem o acontecimento de uma boa produção que se origina de espécies animais diversas.

Venha conosco e conheça os principais usos do fosfato bicálcico na Nutrição animal dentro do setor industrial:

●     Fosfato Bicálcico

O fosfato bicálcico é um aditivo alimentar que costuma ser usado como matéria-prima para fornecer fósforo na fabricação de rações e corretores de nutrição animal.

Com a incorporação deste fósforo de origem mineral às rações animais e alguns suplementos, várias espécies de animais de alta produção na indústria podem se beneficiar das propriedades do fosfato bicálcico para melhorar o crescimento, a fertilidade e os índices de produtividade desses animais.

Enquanto aditivo alimentar, o fosfato bicálcico é uma rica fonte de P (Fósforo), geralmente utilizado na alimentação de bovinos de corte em gados e rebanhos. Esse uso comum do produto se deve ao fato do fósforo presente no fosfato bicálcico ser um dos principais responsáveis pelo vigor da flora microbiana do rúmen, suprindo a grande quantidade de minerais que o rúmen necessita.

Quando ocorre a ausência desse fósforo, os animais sofrem com o enfraquecimento da flora microbiana do rúmen e diminuem sua capacidade de digestibilidade após o consumo de pastagens. Por conta disso, o uso do fosfato bicálcico serve para suprir a deficiência de fósforo dos solos no qual os pastos estão para serem usados na alimentação animal.

Antes de chegar ao mercado e ser disponibilizado para o consumo dos animais na alimentação, tanto as matérias-primas como o produto final de rações e suplementos são fabricados seguindo rigorosos controles de produção e armazenamento para evitar que aconteça qualquer tipo de contaminação.

Na parte final de seu processo de fabricação, a secagem do produto final é realizada com gás natural para evitar contaminações e permitir o contato com temperaturas controladas e não elevadas, impedindo a ocorrência de possíveis quedas da qualidade do fósforo nos produtos finais e dificultar a digestibilidade dos animais após o consumo, além de prejudicar o fornecimento de bons nutrientes.

Dessa forma, o fosfato bicálcico é um produto que apresenta uma alta riqueza de fósforo mineral com baixo teor de cloretos, baixos níveis de metais pesados e pH ácido em um tamanho adequado de partículas, se misturando perfeitamente à rações e suplementos animais à venda no mercado.

Inclua o fosfato bicálcico na alimentação animal das suas espécies de gados e rebanhos. Visite o site da Metachem e conheça nosso catálogo de aditivos alimentares para nutrição de espécies animais!