O processo de industrialização de alimentos impactou profundamente os hábitos de consumo das pessoas ao redor do mundo inteiro. A maior parcela da população global se alimenta com produtos vindos da indústria e o consumo de industrializados acontece muitas vezes sem percebermos que estamos nos alimentando com base nesse tipo de comida.
Muitos alimentos só chegam a nós por conta da indústria e considerar a importância dela em nosso dia a dia é fundamental para pensar em alimentação, porém também é válido ressaltar quais são os componentes presentes nos alimentos industrializados.
Você sabia que vários produtos que chegam até seu prato contém aditivos alimentares? Embora eles sejam muito associados com a industrialização alimentícia, na realidade esses aditivos são velhos conhecidos da humanidade e sempre nos ajudaram a preservar o sabor e conservar a qualidade de alimentos, desde a antiguidade.
Com o avanço do tempo e o surgimento de Distribuidor de produtos químicos e fornecedor de aditivos alimentares, esses componentes passaram a ser mais diversificados, revelando-se como uma base para muitos alimentos e bebidas, como os refrigerantes.
Que tal descobrir os principais aditivos alimentares usados para dar origem aos refrigerantes que amamos? Veja só:
● Produção de Refrigerantes
Os refrigerantes são bebidas gaseificadas que estão muito presentes no cotidiano dos brasileiros, sendo uma das escolhas favoritas de quem gosta de tomar algo saboroso para acompanhar uma refeição.
O processo de fabricação de refrigerantes é realizado de maneira industrializada, contando com a adição de diversos aditivos alimentares ao longo de sua produção para obter o resultado final: uma bebida saborosa, de cor forte, aroma característico e bastante gás.
Para toda indústria que investe na produção de refrigerantes, é fundamental entrar em contato com Distribuidor de produtos químicos e fornecedor de aditivos alimentares que possua os aditivos que são indispensáveis para fabricar um bom refrigerante.
Na prática, os refrigerantes têm como base um xarope simples preparado através da mistura do açúcar, ou edulcorante, com uma quantidade adequada de água de baixa alcalinidade e composição com taxas controladas de ferro, cloreto, cobre e sulfato.
Após o xarope ser cozido em alta temperatura e resfriado corretamente, os aditivos alimentares são incluídos na receita, sendo possível destacar insumos como: edulcorantes, sucos de frutas, flavorizantes, corantes, acidulantes, aromatizantes, antioxidantes, conservantes, estabilizantes e extratos vegetais.
Cada aditivo usado na composição dos refrigerantes é inserido na receita com um objetivo definido, destinando-se a conferir cor, sabor, aroma e outras propriedades para a bebida, além de auxiliar na sua conservação.
Aditivos como antioxidantes e conservantes ajudam os refrigerantes a conversar suas propriedades por um período de tempo mais longo, sem estragar. Já os estabilizantes são fundamentais para impedir que o refrigerante perca sabor, aroma e características próprias.
Flavorizantes servem para dar sabor à bebida, corantes são usados para dar cor, acidulantes trazem um percentual de acidez sem exagerar na dose e aromatizantes resultam no odor comum aos refrigerantes.
Por fim, os sucos de frutas são bastante usados em refrigerantes de frutas com sabores de frutas, trazendo mais realismo para as bebidas. Por sua vez, os edulcorantes são usados como substitutos do açúcar na produção do xarope para criar refrigerantes diet e light, mantendo o sabor adocicado convencional da bebida.
Que tal contratar um Distribuidor de produtos químicos para a indústria alimentícia de confiança? Venha para a Metachem e conheça nossos produtos na linha de fornecedor de aditivos alimentares! Visite o site!