O extrato de malte é um aditivo muito conhecido na indústria alimentícia por agir como flavorizante e substrato fermentativo em vários produtos. Suas principais características são a capacidade que ele possui de realçar os sabores de alimentos e bebidas, eliminar o amargor de uma série de matérias-primas de sabor intenso, como cacau e soja, e auxiliar na fermentação dos produtos que chegarão ao mercado.
Muito requisitado entre os fornecedores de aditivos alimentares, é possível encontrar Extrato de malte em pó e na forma de um xarope viscoso. Cada um desses materiais é fabricado de maneira singular e esse processo impacta no resultado final, bem como nas possibilidades de aplicação do extrato em alimentos e bebidas.
Quando adicionado aos processos de flavorização e fermentação da indústria alimentícia, o extrato de malte se encarrega de reter a água dos alimentos e bebidas. O resultado desse processo é a obtenção de uma textura macia, aerada e mais leve, sendo que o aditivo também oferece mais cor e brilho ao produto.
No Brasil, o uso do extrato tornou-se tão comum que é muito difícil imaginar algum processo no qual ele não esteja incluído entre os aditivos fundamentais da indústria alimentícia. Por conta dessa popularidade o extrato é bastante procurado no mercado de fornecedores, porém muitas indústrias ainda apresentam dúvidas quanto ao produto que devem adquirir.
Afinal, qual a maneira correta de utilizar esse flavorizante e fermentador na produção de alimentos e bebidas? Na forma de Extrato de malte em pó ou xarope?
● Extrato de malte em pó
Embora a dúvida seja legítima, podemos dizer com tranquilidade que ambos os produtos são excelentes e desempenham funções semelhantes quando inseridos na composição de produtos da indústria alimentícia.
Entretanto, o Extrato de malte em pó é uma opção mais viável para indústrias que desejam dosar com precisão a quantidade de aditivos que utilizam em seus alimentos e bebidas, bem como visam obter resultados mais exatos ao final da sua fabricação.
Quando utilizado em sua forma em pó, o extrato de malte reúne todos os aspectos de flavorização e fermentação citados anteriormente. No entanto, vale a pena destacar que seu uso também permite que os produtos tenham uma vida útil mais longa nas prateleiras e apresente maior tempo de durabilidade para consumo.
O aditivo em pó evita a formação de cristais de lactose e de gelo em diversos produtos, além de se tornar uma fonte de açúcar fermentável que se transforma em um adoçante natural para que nada perca o sabor mesmo com a passagem de algumas semanas ou meses.
Sendo assim, podemos citar entre os exemplos mais comuns de alimentos e bebidas que possuem pó de extrato de malte em sua composição: pães, massas de biscoitos e bolos, panetones e chocotones, cereais matinais, chocolates, confeitos, achocolatados, caramelos, produtos lácteos, doce de leite, sorvetes e bebidas alcoólicas fermentadas, como cervejas, vinhos e whisky.
Quer começar a produzir alimentos e bebidas com Extrato de malte em pó? Entre em contato com um fornecedor de aditivos alimentares e fornecedor de produtos químicos de confiança! Venha para a Metachem!