Conheça o processo da criação de tintas e vernizes

As tintas e vernizes estão por todas as partes. Nos ambientes domésticos, em obras públicas, estabelecimentos, empresas e uma série de outros espaços, eles são indispensáveis em paredes, tetos, estruturas decorativas e construções de todo tipo.

Enquanto as tintas são responsáveis por dar vida aos ambientes, adicionando cores ao nosso lar, negócio ou local de trabalho, os vernizes ajudam no acabamento e garantem que o aspecto visual do projeto mantenha-se impecável por muito tempo.

Os dois produtos também são usados para fornecer maior proteção às superfícies e objetos que se valem da tinta e do verniz para um bom acabamento, oferecendo um belo recobrimento, mas afinal, de que maneira eles são fabricados?

A história da pintura na humanidade é antiga, sendo bem comum encontrar provas de que nossos ancestrais usavam argila e vegetais para cobrir o que lhes interessava e adquirir um pigmento para colorir. A gordura e o sangue de animais serviam de aglutinante.

De lá para cá, muita coisa mudou e atualmente o processo de fabricação de tintas e vernizes é muito diferente, sendo muitas vezes realizado de maneira industrial para que seja possível obter produtos de qualidade que irão oferecer um excelente recobrimento e coloração.

Sendo assim, as tintas e vernizes que você encontra à venda em lojas passaram por processos de criação que incluem uma série de componentes para se chegar ao resultado final, como Aditivos para tintas e Pigmento industrial. Que tal conhecer um pouco mais sobre a criação desses produtos logo a seguir?

●    Processo de Fabricação

O processo de fabricação de tintas e vernizes envolve várias etapas para chegar ao resultado esperado, obtendo produtos com cores e acabamentos da mais alta qualidade que oferecerão pinturas e revestimentos que colorem, revestem e protegem superfícies e objetos.

Dentro da linha de criação de tintas, existem as tintas aquosas e tintas de base solvente. No entanto, o processo de fabricação das duas difere muito pouco, sendo possível notar que a criação de tintas de emulsão a mistura e a dispersão podem ser feitas de forma simultânea, enquanto que nas tintas feitas a partir da base solvente são obtidas através de duas operações distintas e independentes.

Dito isso, podemos identificar a existência de seis processos básicos para criação de tintas e vernizes: pesagem e dosagem de matéria-prima, mistura de componentes, dispersão, diluição e afinação de cor, filtração, e, por fim, enchimento e rotulagem.

Para começar, as matérias primas usadas para fabricar tintas e vernizes são pesadas e dosadas para se obter a composição desejada para o produto. Em seguida, os componentes são misturados até formar uma pasta.

A lista de componentes é extensa e inclui matérias como os Aditivos para tintas, responsáveis por oferecer características aromatizantes, secantes, bactericidas e fungicidas, e o Pigmento industrial, que confere cor e poder de cobertura ao produto.

As próximas etapas incluem dispersar aglomerados de partículas de pigmentos e de cargas, diluir e afinar a cor das tintas e vernizes, filtrar partículas indesejadas e preencher e rotular os lotes com produto para em armazená-los ou distribuí-los.

Os componentes são fundamentais nesse processo de criação e garantir o uso de boas matérias primas é indispensável para fabricar boas tintas e vernizes. Sendo assim, que tal conferir a linha de produtos para indústria da Metachem? Compre Aditivos para tintas, Pigmento industrial e muito mais em nossa loja! Visite nosso site!