Como funciona o processo de galvanoplastia?

A galvanoplastia é uma técnica industrial muito popular que é realizada por meio de um processo de eletrólise em meio aquoso, feito para revestir peças metálicas com outro metal. Entre os itens mais comuns em nosso cotidiano que passam pelo processo, podemos destacar chaves e talheres.

O objetivo da galvanoplastia é trazer aos itens fabricados em escala industrial uma série de vantagens, como uma maior resistência à corrosão, proteção contra a oxidação, maior durabilidade, aumento da resistência da peça e ampliamento de sua espessura.

Também é possível destacar o aumento da condutividade elétrica ou térmica no produto, permitindo que as peças passem por processos de soldagem sem correr riscos em relação à sua resistência e trazer maior valor estético ao visual das peças.

Os produtos para galvanoplastia podem obter seu revestimento através de diferentes tipos de metal e passam por processos variados de cobertura, fazendo com que a galvanoplastia seja uma técnica bastante diversificada que pode ser realizada de diversas formas.

●    Tipos de Galvanoplastia

O tipo de galvanoplastia pelo qual uma peça passa está sempre associado ao tipo de metal utilizado para revestimento. Entre os metais mais utilizados para o processo, podemos destacar:

– Cromagem: revestimento de peça com metal crômio (Cr);

– Prateação: revestimento com metal prata (Ag);

– Douração: revestimento com metal ouro (Au);

– Niquelagem: revestimento com níquel (Ni);

– Zincagem: recobrimento de peça com zinco (Zn);

– Estanhagem: recobrimento com metal estanho (Sn);

– Cadmeação: recobrimento com metal cádmio (Cd).

●    Como funciona o processo?

Entre as maneiras de realizar o processo de galvanoplastia, vale destacar que a técnica costuma ser feita na indústria através de dois procedimentos básicos.

Na primeira técnica mais comum, os produtos que irão receber a cobertura de metal são posicionados em um cátodo.

Após isso, uma quantidade de grafita é posicionada no ânodo e se utiliza uma solução saturada de água e sal próprio contendo o metal de revestimento para cobrir os objetos.

Já na segunda técnica de galvanoplastia, os objetos a serem cobertos são colocados no cátodo e uma placa com o metal usado para cobertura da peça é posicionada no ânodo. Por conta disso, o metal que está no ânodo sofre oxidação e aumenta sua quantidade de cátions, elevando a resistência do produto final.

Nesse último processo, a solução utilizada para revestimento dos objetos metálicos é feita com o metal escolhido, seja crômio, níquel, prata, ouro, zinco, entre outros.

Entretanto, para realizar o processo de revestimento, é preciso que a solução com cátions dos metais passe por um tratamento para oferecer uma cobertura de qualidade, resistente e própria para o contato humano, permitindo que as peças possam ser usadas no cotidiano.

●    Onde comprar produtos para galvanoplastia?


A Metachem conta com os melhores produtos do mercado para aplicação industrial. Em nossa loja, você encontra um catálogo de itens próprios para revestimento de galvanoplastia e leva o melhor para seu negócio!

Não perca tempo! Visite o site da Metachem e aproveite nossas ofertas em itens com cobertura de galvanoplastia! Garanta eficiência, resistência e qualidade para sua indústria!